ALUNOS DO PROGRAMA “GENTE EM PRIMEIRO LUGAR” PARTICIPAM DO PROJETO “COLORINDO O HABITAR”
- Ogenteinforma
- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura

No mês de agosto, os alunos do Programa “Gente em Primeiro Lugar” começaram a participar do projeto “Colorindo o Habitar”, que consiste na criação de um "macro mural" no bairro Esplanada, em Juiz de Fora. Essa parceria permitiu que alunos das oficinas de graffiti do programa, vindos de diversos territórios da cidade, pudessem contribuir para esse projeto, ao mesmo tempo em que desenvolviam suas habilidades artísticas e acompanhavam de perto o trabalho dos artistas visuais, neste caso, os grafiteiros. Cerca de 100 alunos do “Gente em Primeiro Lugar” acompanham a execução deste projeto por meio de visitas semanais e aulas no local.
O Colorindo o Habitar é um projeto sociocultural coordenado pela Secretaria de Governo. A iniciativa promove a melhoria da infraestrutura urbana através da revitalização do escadão principal e fortalece a identidade dos moradores locais e ressignificação de espaços por meio de intervenções artísticas. Ademais, o projeto também contribui na requalificação da paisagem urbana. No total, cerca de 90 casas compõem o macro mural. A secretária de governo, Cidinha Louzada, idealizou o projeto e destaca a importância da ação. “Além da beleza do macromural, que já está encantando a quem passa por ali, o projeto também tem um aspecto social, cultural e urbano. Tudo foi construído a partir do diálogo com a comunidade”, afirma.
De acordo com Fernando Valério, coordenador geral do Programa “Gente em Primeiro Lugar”: “A participação dos nossos alunos neste projeto de suma importância para a cidade é a concretização dos princípios fundamentais do programa, que visa, de forma prática, proporcionar experiências culturais enriquecedoras. Nossos alunos, a cidade e o programa como um todo se beneficiam com essa oportunidade.”
O “Programa Gente em Primeiro Lugar” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, realizada em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA) e, atualmente, é administrado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC). Os objetivos do programa estão alinhados com a Política Nacional de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, buscando proporcionar, por meio de diversas expressões artísticas como Teatro, Dança, Capoeira, Música, Artes Plásticas e Novas Tecnologias, o acesso aos direitos culturais e a oportunidade de desenvolvimento de habilidades artísticas e sociais para os cidadãos a partir de seis anos de idade. As oficinas oferecidas incluem Teatro, Ballet, Danças Urbanas, Danças Populares, Samba, Graffiti, Artesanato, Moda, Musicalização, Flauta doce, Teclado, Percussão, Violão, Capoeira, Pintura em tela, Desenho e Novas Tecnologias. Cada oficina tem uma metodologia de aula específica, com duração de uma hora, e um currículo próprio orientado pelo Projeto Político Pedagógico do programa. As oficinas são organizadas em turmas com no mínimo dez e no máximo vinte alunos, de diferentes faixas etárias, a partir dos seis anos, sem limite de idade, sempre visando o desenvolvimento dos alunos na área escolhida por eles. Além das aulas regulares, o programa promove eventos e apresentações para mostrar os processos criativos realizados pelos alunos durante as aulas. Atualmente, o programa oferece oficinas no Centro Cultural Dnar Rocha e em 37 territórios (bairros) de Juiz de Fora, abrangendo toda a extensão da cidade em suas diversas regiões.
Para conferir mais sobre o Programa Gente em Primeiro Lugar sigam nosso insta: @genteemprimeirolugar e ou acessem nosso site: https://www.genteemprimeirolugar.com/
E mais informações sobre o Colorindo o Habitar acessem nosso site: https://www.pjf.mg.gov.br/colorindo-o-habitar/
Comments