top of page
Buscar

Exposição “SAGRADO PRETO”


No dia 13/11, o Centro Cultural Dnar Rocha abre a exposição “Sagrado Preto”. Essa mostra, integrante da programação do Novembro Negro, estará em exibição até 30/11/2023, com visitações de segunda a sexta, das 9h às 16h.


“Sagrado Preto” expressa, por meio da exposição de indumentárias utilizadas nos rituais de candomblé, a importância da religiosidade negra na construção da identidade religiosa do Brasil. Uma identidade que, infelizmente, muitas vezes é invisibilidade e silenciada pelo racismo e pela intolerância religiosa.


Na criação desta , o curador da sala de exposição, Carlos Elias, imergiu-se no cotidiano dos rituais de candomblé. Com a orientação e auxílio da Yalorisa Janaína Santos T´Òsum, que não apenas recebeu insights sobre o significado de cada elemento exposto, mas também teve o privilégio de contar com parte do acervo pessoal dela para enriquecer a exposição.


Ao explorar “Sagrado Preto”, o público terá a oportunidade de vivenciar a dimensão estética do sagrado africano, mergulhando nos paramentas e indumentárias dos orixás, que são o cerne da fé de seus praticantes.


“Mais do que uma celebração da memória religiosa negra da cidade, “O Sagrado Preto” busca desmistificar uma religião que, por séculos, foi erroneamente retratada pelos colonizadores como um culto ao mal. Através da expressão artística, a exposição revela que o sagrado se manifesta de maneiras diversas e que o respeito deve sempre prevalecer. É uma oportunidade de marcar e relembrar, mas também de desbravar as múltiplas formas com as quais o sagrado se apresenta, desafiando preconceitos e promovendo o entendimento.”


 
 
 

Comments


 2024 por Programa Gente em Primeiro Lugar

bottom of page